Uma proposta de arranjo documental para o acervo pessoal de Pedro Moacir Maia: “retratos” a partir de uma memória individual

Autores

  • Letícia Oliveira de Araújo Mosteiro de São Bento da Bahia
  • Gillian Leandro Queiroga Lima Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Arquivo Pessoal, Pedro Moacir Maia, Memória – preservação, Teorias arquivísticas, Normas – Arquivologia

Resumo

Este artigo possui como objetivo propor um quadro de arranjo com base nos procedimentos, técnicas e teorias arquivísticas para potencializar o processo de construção da memória individual do acervo pessoal de Pedro Moacir. Para isto, utilizou-se das teorias arquivísticas como parâmetro para investigação do objeto de pesquisa. Nesse sentido, a metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, pois foi realizado o levantamento de publicações para embasar o trabalho; é uma pesquisa documental, por trabalhar os documentos do acervo pessoal de Pedro Moacir; e uma pesquisa de campo, porque o processo ocorreu no acervo do titular. Com base nos resultados do trabalho, constatou-se que a identificação das espécies e tipologias do conjunto documental contribui para o desenvolvimento do arranjo, além de revelar as atividades do titular do acervo pessoal, colaborando, assim, para a disseminação da memória. Ademais, a apresentação do quadro de arranjo representa a organização do acervo e a relação de hierarquia entre os grupos existentes, de maneira que a aplicação de normas e teorias arquivísticas garantem a preservação da memória do titular, pois, para lembrar, faz-se necessário saber o que existe em um arquivo pessoal. Ao final do trabalho, averiguou-se que, embora a teoria e as normas da Arquivologia sejam necessárias para o tratamento documental, ainda existe um olhar arquivístico voltado para os arquivos administrativos, dificultando a aplicação das teorias e normas nos arquivos pessoais. 

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60816/162626

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Oliveira de Araújo, Mosteiro de São Bento da Bahia

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)e graduada em Arquivologia pela UFBA. Bibliotecária do Mosteiro de São Bento da Bahia.

Gillian Leandro Queiroga Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos