Profissional de informação em saúde: perfis, atuações e outras discussões

Autores

  • Dayanne Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Janaina Costa Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Biblioteconomia na área da saúde, Bibliotecários de Ciências da Saúde, Bibliotecário médico, Bibliotecário clínico, Informacionista de pesquisa, Informacionista

Resumo

Introdução: Aborda as diferentes ocupações profissionais desempenhadas por bibliotecários na área de Ciências da Saúde. Objetivo: Averiguar como a literatura nacional define as categorias ocupacionais bibliotecário médico, bibliotecário clínico, informacionista e informacionista de pesquisa, bem como suas respectivas atribuições. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa construída por meio de uma quasi-systematic review, de caráter bibliográfico (quanto aos meios) e exploratória-descritiva (quanto ao fim), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa. Resultados: Apresentou-se as práticas profissionais dos bibliotecários atuantes na área da saúde e suas competências. Considera que boa parte das competências necessárias são desenvolvidas em formação continuada e nas práticas de trabalho. Verificou-se que as bibliotecas universitárias inseridas em escolas e faculdades da área de saúde continuam sendo os maiores empregadores destes profissionais. Conclusões: Aponta a necessidade de ajustes na formação do bibliotecário para fins de atuação neste campo e que se amplie a produção científica acerca dessa atuação.

 

Link: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/41538

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanne Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO.

Janaina Costa Rodrigues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos