O uso dos dispositivos de comunicação da web social pelas instituições arquivísticas públicas estaduais brasileiras

Autores

  • Héngret Santos Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Raquel Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do Amaral Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Arquivos Públicos Estaduais, Web social – arquivo, Dispositivos de Comunicação da Web Social – arquivo

Resumo

Objetivo: Analisar se e como instituições arquivísticas públicas estaduais estão utilizando os dispositivos de comunicação da web social para favorecer o acesso à informação ao usuário. Neste artigo são adotadas e discutidas as seguintes temáticas: instituições arquivísticas públicas estaduais; dispositivos de comunicação da web social e web social. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, com natureza qualitativa e quantitativa, realizado por meio do método de múltiplos casos, tendo como objeto de estudo as instituições arquivísticas públicas estaduais brasileiras, mais especificamente seus dispositivos de comunicação da web social. O endereço eletrônico desses arquivos foi obtido por meio da lista de instituições arquivísticas estaduais disponibilizada no website do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, sendo a segunda etapa uma observação direta nos websites, e por último, uma observação na fanpage das instituições arquivísticas. Resultados: Foi identificado quais as instituições arquivísticas públicas estaduais disponibilizam os dispositivos de comunicação da web social, quais são esses dispositivos e como vem ocorrendo o uso dos dispositivos da web social pelas instituições arquivísticas estaduais. Conclusões: Os gestores precisam se tornar ativos e conscientes sobre a importância de disponibilizar um espaço formal na web social que garanta a interação e colaboração do usuário.

Link: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/150914

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Héngret Santos Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Raquel Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do Amaral, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Arquivista da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos