A implantação do software Koha na Biblioteca Graciliano Ramos da Escola Nacional de Administração Pública

Autores

  • Ingrid Torres Schiessl Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Ítalo Barbosa Brasileiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Palavras-chave:

Sistemas integrados de automação de bibliotecas, Conversão de dados, Programas livres, Sistemas de Recuperação da Informação

Resumo

Introdução: Bibliotecas implementam Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas (SIGB) para apoiá-las nas atividades cotidianas, com ferramentas proprietárias ou em software livre. Entretanto, em muitos casos, mudar de uma solução para outra pode ser problemático pelas diferenças entre as tecnologias e padrões. Objetivo: O relato tem por objetivo apresentar a experiência de migração de dois SIGB distintos (PHL e Pergamum) para o Koha. Metodologia: Foram realizados os processos de migração de dados entre softwares distintos, isto é, conversão e tratamento de informações, por meio das ferramentas, como software MARC Edit e programas em Java. Resultados: Foram migrados não apenas os registros bibliográficos e de autoridades, mas também os registros de usuários e histórico de circulação de itens. Conclusões: contribuir com informações sobre migração, de forma a apoiar bibliotecas que desejem migrar de uma SIGB para outro.

Link: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/151397

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Torres Schiessl, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Assistente pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Ítalo Barbosa Brasileiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutorando em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informátia do Departamento de Ciência da Computação da Univerisadade de Brasília (UnB). Assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Estatutário do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos