Gestão da informação e da comunicação em repositórios institucionais: estudo comparativo entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Gestão da Comunicação, Gestão da Informação, Repositório Institucional, Repositório Institucional - Povoamento, Repositório Institucional – Visibilidade

Resumo

Como centro do movimento de acesso aberto, cuja filosofia é proporcionar o acesso livre às produções científicas, os Repositórios Institucionais têm se mostrado instrumentos estratégicos que agregam valor às instituições de ensino superior, gerando indicadores que apontam para a qualidade de seu arcabouço intelectual e científico. Ademais, ampliam a visibilidade das pesquisas e pesquisadores, o que proporciona benefícios para a instituição e toda a sociedade. O objetivo do estudo é analisar os requisitos da Gestão da Informação e da Comunicação que contribuem para elevar a visibilidade e o número de depósitos das produções científicas e acadêmicas nos Repositórios Institucionais das Universidades Federais de Alagoas e do Ceará. O percurso metodológico adota a pesquisa básica quanto à natureza, bibliográfica, exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, que será realizada por meio do método comparativo, com aplicação de questionário semiestruturado. Esta pesquisa está sendo desenvolvida a partir do ideal de que os Repositórios Institucionais de acesso aberto podem agregar valor à instituição, estimular o ciclo da comunicação científica e democratizar o acesso à informação. A efetiva operacionalização da Gestão da Informação e da Comunicação proporcionam a otimização das funções, processos e fluxos informacionais, como também o adequado povoamento, a divulgação e a visibilidade dos repositórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Orico Marques Cassé, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), especialista em Gestão da Comunicação Empresarial — UNISIGNORELLI e graduada em Comunicação Social — Relações Públicas — Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Marcos Aurélio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2022-05-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento