Informação para tomada de decisão no contexto hospitalar: um estudo sobre o aplicativo de gestão para hospitais universitários

Autores

  • Tarlane Gomes Tenório Sales Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Francisca Rosaline Leite Mota Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Sistemas de Informação em Saúde. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Aplicativo para Gestão de Hospitais Universitários. Informação e Tomada de Decisão.

Resumo

A modernização dos Sistemas de Informação em Saúde tem apresentado um crescimento em todos os níveis de atenção em saúde. No tocante aos Hospitais Universitários Federais, instituições relevantes à promoção da saúde pública do país, profissionais trabalham de forma orquestrada para manter a continuidade dos serviços assistenciais e administrativos. Nesse contexto, foi institucionalizado, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários que conta com diversos módulos eletrônicos que buscam apoiar a padronização das atividades assistenciais e administrativas, bem como facilitar os fluxos e a organização de informações desses hospitais. O objetivo desta pesquisa é averiguar se os profissionais gestores dos hospitais universitários federais, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, da região nordeste, têm conhecimento funcional acerca do sistema eletrônico Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, de modo a contribuir no processo de tomada de decisão. Quanto aos métodos e técnicas, será realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionário, o qual será encaminhado por meio eletrônico aos profissionais gestores que utilizam o sistema. Cumpre destacar que a pesquisa em andamento possui relevância de cunho social e científico por tratar-se de um estudo em unidades hospitalares, particularmente, vinculadas a universidades federais que abrangem diversos serviços voltados à saúde do paciente, e, também, nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Rosaline Leite Mota, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFAL (PPGCI/UFAL).

Downloads

Publicado

2022-05-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento