Questões éticas em tratamento temático da informação e o impacto sobre a acessibilidade informacional

Autores

  • Daniela Francescutti Martins Hott Universidade de Brasília
  • Lais Pereira de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Tratamento temático da informação, Representação da informação, Ética da informação, Acesso à informação

Resumo

Aborda a ética no tratamento temático da informação dentro da dinâmica do acesso e uso informacional. Objetiva discutir teoricamente questões éticas em tratamento temático da informação e o impacto dessas sobre a acessibilidade informacional. Metodologicamente, tem-se pesquisa de ordem teórica, exploratório-descritiva e de abordagem qualitativa. Emprega revisão de literatura sobre artigos de periódicos, trabalhos publicados em eventos e capítulos de livro do campo biblioteconômico-informacional. A reflexão teórica evidencia pontos de necessário aperfeiçoamento, a fim de que se garanta um processo representativo imbuído de imparcialidade, limitado à atribuição de assunto que seja concernente ao documento, mas que ao mesmo tempo, não traga perdas para o usuário da informação. Delimita-se, por fim, a necessária integração entre o trato temático, a ética e a acessibilidade informacional, em vias de fomentar a cadeia documental em torno da produção, da organização e do uso da informação.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5494

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Francescutti Martins Hott, Universidade de Brasília

Doutoranda em Ciência da Informação -UnB (2018-). Mestre em Ciência da Informação -UnB (2005). Especialista em Documentação e Informação -UFRJ (1994). Créditos cursados em Especialização de Administração de Sistemas de Informação -UFF (1994). Graduada em Arquivologia -UFF (1992).

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).    

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos