A influência de Raymond Williams para a construção do conceito de cultura na Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Ísis Trindade da Silva Cunha Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafael Silva da Câmara Universidade Federal da Paraíba
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Raymond Williams, Cultura, olsistas de produtividade do CNPq, Ciência da Informação

Resumo

Análise diacrônica das contribuições históricas expressas nos artigos científicos de pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para o debate embasado em Raymond Williams no campo da Ciência da Informação, mais especificamente no interdomínio relacionado aos aspectos culturais. Apresenta a concepção adotada como fundamento do estudo, investigando a influência de Williams para as pesquisas sobre cultura na área. Identifica a produçãocientífica dos agentes que constituem o grupo de pesquisadores de produtividade em Ciência da Informação, e que referenciaram Williams. Seleciona os artigos desses autores para verificar os temas presentes nessa produção e os periódicos científicos nos quais são publicados. Analisa essas contribuições, relacionando-as entre si e com as concepções presentes na literatura pertinente. O estudo permitiu identificar uma pequena parcela das publicações pesquisadas como citante de obras de Williams, porém é possível constatar que mais da metade dos artigos que trazem o autor como referência tratam sobre cultura. A pesquisa também demonstra a inclinação de dois pesquisadores em citar as obras de Raymond Williams, considerando suas publicações correspondem quase a metade do corpus da pesquisa. Foi possível observar que a publicação dos artigos analisados se encontra dispersa entre os diversos periódicos da área.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5588/5230

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ísis Trindade da Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau -Recife (2009).

Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI UFPB).

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil (1991)Pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil.    

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos