Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19: uma análise das publicações dos boletins epidemiológicos do estado de alagoas

Autores

  • Paulo Ricardo Silva Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Francisca Rosaline Leite Mota Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Paula Orico Marques Cassé Universidade Federal de Alagoas
  • Tarlane Gomes Tenório Sales Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Fake News, Desinformação, Transparência Pública, Redes Sociais Digitais

Resumo

No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela instantaneidade e interatividade, alcança uma infinidade de públicos. Como espaços férteis para o surgimento de Fake News e desinformação, podem gerar crises de confiabilidade e veracidade quanto às informações divulgadas pelo Governo, bem como não estimular o alagoano ao exercício da cidadania, nem agregar valor a essa sociedade. A partir do exposto, constata-se que a informação, nesse ambiente digital, deve ser tratada de forma crível, clara e responsável, com vistas a gerar maior confiabilidade, interação e acesso à informação de interesse social, bem como contribuir para a redução da circulação de Fake News e Desinformação. Adotou-se as pesquisas documental e qualitativa com uma abordagem exploratória, realizando-se a coleta de dados nas redes sociais oficiais do governo alagoano: Facebook, Instagram e Twitter.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5650

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL.

Francisca Rosaline Leite Mota, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG.Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciênciada Informação -PPGCI/UFAL.

Ana Paula Orico Marques Cassé, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ciência da Informação -PPGCI/UFAL.

Tarlane Gomes Tenório Sales, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ciência da Informação -PPGCI/UFAL.

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos