O ‘futuro não é mais como antigamente’: visões sobre o Arquivo do Futuro diante os reptos do presente

Autores

  • Marcelo Calderari Miguel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosa da Penha Ferreira da Costa Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Documentos, Práticas Arquivísticas, Arquivos, Inovações em Arquivos, Tecnologia

Resumo

Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto dos Arquivos estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nos Arquivos pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nos Arquivos. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir doanode 2015, sobre as inovações e mudanças que têm ocorrido nos Arquivos. Resultados: observa que alguns aspectos de destaque no que concerne às Arquivos do futuro: evolução da web, makerspaces, redes sociais e mudança no perfil do profissional que trabalha com Arquivos. Conclusões: O futuro dos Arquivos é ainda incerto, mas aponta em algumas direções, e é definitivamente digital, com acesso universal, porém não gratuito, também admite a esfera desocial, interativa e vivo em constante evolução, uma evoluirbem mais rápido e dinâmicodo que o observadono século XX.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5643/5244

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Educação Científica, Educação não Formal de Ciência e Tecnologia (UFMG), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e em Biblioteconomia (Ufes) ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO –UFES / Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES -2012-2016) e Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI/UFES); Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).(Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Ufes -PPGCI / Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas -CCJE).    

Publicado

2022-05-24

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos