Representação temática do cordel de circunstância à luz da verossimilhança

Autores

  • Karcia Lúcia Oliveira Dias UFPB/Mestranda
  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque UFPB/DCI

Palavras-chave:

Representação da informação, cordel de circunstância, verossimilhança, semântica discursiva

Resumo

A presente pesquisa aborda a Literatura de Cordel de Circunstância, na qual verifica-se-á a semelhança entre os fatos reais com os versados nos cordéis. Com base nessa perspectiva, a proposta norteadora desta pesquisa visa ampliar o estudo acerca da representação temática da informação, sobretudo quando se relaciona a indexação dos folhetos de cordel referentes aos fatos de circunstância, por meio de análises da verossimilhança. O objetivo da pesquisa é analisar os temas dos folhetos de cordel de circunstância da Cordelteca Leandro Gomes de Barros da Fundação Casa de José Américo à luz da verossimilhança. A metodologia aplicada consiste numa pesquisa de caráter documental e bibliográfico, com abordagem qualitativa e um corpus documental com vinte e sete folhetos de cordel de circunstância, que serão selecionadas de acordo com as classes temáticas propostas por Albuquerque (2011). O arcabouço teórico-metodológico para auxiliar na análise dos dados, será a semântica discursiva para conceituar os temas indexados e a verossimilhança para realizar a análise verossímil dos cordéis de circunstância com os jornais selecionados da Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Posteriormente, os dados serão organizados em uma planilha Microsoft Excel para controle dos folhetos de circunstância selecionados, em seguida sistematizados em quadros para melhor apresentá-los. O resultado esperado comprovará por meio da representação temática, se os fatos de circunstâncias noticiados nos folhetos de cordel, são reais ou verissimilhantes, visto que a literatura de cordel é tida como um documento histórico, fonte de informação e comunicação.

Palavras-chave: Representação da informação; cordel de circunstância; verossimilhança; semântica discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karcia Lúcia Oliveira Dias, UFPB/Mestranda

Graduada no Curso de Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase nas áreas de Metodologia do Trabalho Cientifico e Representação temática da informação. E licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, UFPB/DCI

Pós-doutorado em Ciência da Informação (USP). Doutora em Letras (UFPB). Mestre em Biblioteconomia (UFPB). Graduada em Biblioteconomia (UFPE). Graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação (UFPB) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFPB).

Downloads

Publicado

2022-05-28

Edição

Seção

Pesquisas em andamento