Gestão da informação para o monitoramento do plano de desenvolvimento institucional da UFAL

Autores

Palavras-chave:

Informação, Estratégia, Gestão da Informação, Planejamento Estratégico

Resumo

As mudanças conjunturais ocorridas no século XX resultaram em um novo paradigma político, social e tecnológico, cenário em que a evolução da gestão da informação no âmbito da Ciência da Informação, do planejamento estratégico e dos sistemas e tecnologias da informação surgem como insumos potenciais de transformação na sociedade contemporânea, ressaltando a importância destes para construção de novos estudos, pesquisas e colaborando para o alcance dos objetivos institucionais nas organizações, em especial nas Universidades Públicas Federais. Em se tratando das Universidades, gerir informações auxilia na elaboração do planejamento estratégico, assim como pode contribuir para realizar o monitoramento dos objetivos e metas estratégicos, os quais são essências para o cumprimento da missão institucional junto a sociedade. É neste cenário que a pesquisa se desenvolve, tendo como objetivo analisar como a gestão da informação pode contribuir para o monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional na Universidade Federal de Alagoas. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa aplicada, visto que tem foco na realidade prática e objetiva que é a Universidade pública. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e segundo a abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. Será utilizada como estratégia de coleta de dados a entrevista através de questionário semiestruturado e consulta de documentos institucionais, o que classifica também a pesquisa como documental e bibliográfica. A análise de conteúdo será utilizada como método de análise dos dados. Espera-se que o estudo possa contribuir para o gerenciamento das informações na Universidade, permitindo que o conhecimento gerado possibilite a realização do monitoramento dos planos e projetos institucionais, subsidiando servidores e gestores na tomada de decisão eficiente no desempenho de suas competências, proporcionando a sociedade o acompanhamento dos resultados, atuando de forma proativa no controle social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jouber de Lima Lessa, Universidade Federal de Alagoas

Na área acadêmica, é mestrando em Ciência da Informação no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, especialista em Gestão e Desenvolvimento Universitário e bacharel em Ciências Econômicas ambos pela UFAL. Foi tutor nos cursos de graduação EAD em Administração e Administração Pública da UFAL e monitor da disciplina Economia Brasileira durante a graduação.

Na área administrativa, como servidor público desde 2007 no cargo de economista da UFAL, acumula experiência profissional atuando como coordenador na Coordenadoria de Planejamento, Avaliação e Informação (CD-04) de 2014 a 2020 e na Coordenadoria de Programação Orçamentária (CD-04) em 2016, ambas na Pró-Reitoria de Gestão Institucional - PROGINST. Atuou como Autoridade de Monitoramento do Serviço de Informação ao Cidadão - SIC na UFAL e na Comissão de Gestão do Serviço de Informação ao Cidadão junto a Ouvidoria-Geral. Participou de comissões e grupos de trabalhos, dentre eles como coordenador do processo de construção do PDI (2017 a 2019), coordenador do primeiro Plano de Dados Abertos e coordenador do processo de consolidação do Relatório de Gestão da UFAL durante cinco anos.
Atualmente, atua como servidor na Pró-Reitoria de Gestão Institucional na UFAL e é conselheiro no Conselho Universitário da UFAL - Consuni.

Andrew Beheregarai Finger , Universidade Federal de Alagoas

Possui Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil (2011). Atualmente, é professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFAL.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

Pesquisas em andamento