Estudo para o estabelecimento de política de acesso público aos folhetos de cordel em meio digital

Autores

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Direito autoral, Controle de autoridade

Resumo

A partir de uma breve descrição da trajetória dos estudos sobre a Literatura de Cordel e sobre a formação da coleção de folhetos, na Fundação Casa de Rui Barbosa, o trabalho relata o desenvolvimento da pesquisa em seu primeiro ano, tendo sido delimitada a amostra com foco na produção do poeta Leandro Gomes de Barros a partir de considerações levantadas durante a leitura de trabalhos sobre esse tipo de literatura e a legislação do Direito autoral. A análise foi pautada na investigação de dados biográficos de autores, numa tentativa de descobrir a autoria original dos títulos selecionados. As buscas foram, sobretudo, realizadas em bases de dados de autoridade, nos catálogos de autoridade da Biblioteca do Congresso Americano, da Biblioteca Nacional (BR) e do VIAF (The Virtual International Authority File). Os resultados parciais apresentaram alguns pontos determinantes na caracterização de uma futura política de acesso aos folhetos de cordel da Fundação, em especial a diferença da natureza jurídica entre os folhetos em domínio público e reedições por editoras contemporâneas protegidas por direitos autorais. Nesse sentido, se constatou que obras de Leandro Gomes de Barros foram publicadas com a indicação de diversas autorias e não somente são atribuídas ao cordelista João Martins de Athayde. Portanto, o artigo ressalta a complexidade da Literatura de cordel em relação aos direitos autorais e aponta para a necessidade de maior aprofundamento na investigação, tendo em vista possibilitar a elaboração de critérios norteadores para a identificação e registro de autorias da forma mais correta possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Paranhos, Fundação Casa de Rui Barbosa

Mestrando em Memória e Acervos no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos e bolsista no Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Graduando Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua com instrumentos teóricos e práticos voltados à difusão, acesso e uso do patrimônio documental material e imaterial ligados a Arte e Cultura Popular brasileira. Também trabalha com Arte-Educação, a partir de projetos de Capoeira, principalmente com crianças com deficiência.

José Gustavo Corrêa, Fundação Casa de Rui Barbosa

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT/UFRJ. Especialista em Gestão de Documentos Jurídicos pela Faculdade Unyleya e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É bibliotecário do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), diretor do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ) e bolsista de pesquisa do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na área da Cultura, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem como área de interesse os seguintes temas: Biblioteconomia Jurídica, Acesso Público à Informação, Direito Autoral e Informação Jurídica.

Dilza Ramos Bastos, Fundação Casa de Rui Barbosa

Doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2015- ). Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFF (2006). Especialista em Docência Superior pelo ISEP (2000). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1977). Professora do Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação/RJ (1973). Possui experiência na área de gestão da informação, atuando principalmente em análise documentária e representação da informação em sistemas informatizados. Foi bibliotecária do Departamento Regional, do SENAI/RJ (1985-1999), chefiando a Divisão de Documentação e Informação Tecnológica do Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi, no período de 1989-1999. Participou na elaboração e no desenvolvimento de diversos projetos voltados à gestão da informação, tendo como referencial os princípios da Qualidade Total. Em 2002, ingressou como servidora pública na Fundação Casa de Rui Barbosa, passando a chefiar o Serviço de Biblioteca da instituição em setembro de 2008.

Letícia Krauss, Fundação Casa de Rui Barbosa

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ). Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO. Atua como Bibliotecária (cargo de Tecnologista em Ciência e Tecnologia) no Serviço de Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa desde abril/2016. Tem interesse nos seguintes temas: Bibliotecas particulares/pessoais e Memória; Bibliotecas de museus-casas; Biblioteca como Lugar de saber; Patrimônio bibliográfico; Representação descritiva e temática de folhetos de cordel em base de dados descritiva.

Sylvia Nemer, Fundação Casa de Rui Barbosa

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Pós doc no Laboratório de Estudos de Imigração da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de História e Comunicação, com ênfase em História do Brasil, Cidade e memória, Processos migratórios, Cinema brasileiro, Literatura de cordel e Xilogravura. Atua no campo da produção cultural desenvolvendo projetos internacionais de exposições sobre a arte popular brasileira - literatura de cordel e xilogravura.

Downloads

Publicado

2022-11-02

Edição

Seção

Pesquisas em andamento