Interlocuções entre os estudos da Organização do Conhecimento e da Arquivística para a definição de pontos de acesso aos documentos da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, Arquivologia, Norma Brasileira de Descrição Arquivística, Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Documentos

Resumo

Esta pesquisa busca identificar contribuições da Organização do Conhecimento e da Arquivologia para a definição de pontos de acesso aos documentos da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CV-UFRN). Para isso, apresenta-se a CV-UFRN, bem como, sua forma de atuação e os principais resultados alcançados, destacando-se aqui a entrega de um fundo documental de importância histórica e social. Esses documentos encontram-se divididos em dois lugares na UFRN, são eles: o Arquivo Geral e o Laboratório de Imagens (LABIM). Diante das dificuldades de recuperação e acesso a esses documentos, optou-se por investigar a definição de pontos de acesso ao conjunto documental que está na base digital do LABIM. Por isso, tem-se como questão norteadora: investigar como os instrumentos/metodologias da Organização do Conhecimento e da Arquivologia podem contribuir para identificar os pontos acesso aos documentos produzidos e coletados no decorrer dos trabalhos da CV-UFRN? Tendo como objetivo geral: propor a criação de pontos de acesso aos documentos da CV-UFRN, nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Destarte, identificou-se que, a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) concebe informações relevantes para este estudo, apresentando na “Área 8 - Área de pontos de acesso e indexação de assuntos”, os pontos de acesso necessários para a indexação dos documentos supracitados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG. Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG).

Celia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

 

  Professora adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG, e graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Pesquisas em andamento