Avaliação de Repositórios Institucionais: uma análise com enfoque na Arquitetura da Informação

Autores

Palavras-chave:

avaliação de ambientes informacionais, repositórios digitais, Arquitetura da Informação, Sociedade em Rede, Tecnologia da Informação

Resumo

Apresenta uma pesquisa em andamento que contempla os Repositórios Institucionais como ambientes informacionais digitais favoráveis a Ciência Aberta, inseridos na categorização denominada “Sociedade em Rede”. Na Sociedade em Rede, a comunicação e o compartilhamento de informação e conhecimento pelo sujeito é possível mediante dispositivos tecnológicos com acesso à internet e, no prisma do conhecimento científico, a comunicação em rede alcança tantos os cientistas quanto a sociedade. Os Repositórios Institucionais, ao externalizarem a produção científica dos pesquisadores de uma instituição, contribuem na formalização de uma rede de compartilhamento de conhecimento científico livre, favorecendo o acesso aberto. É importante pensar na Arquitetura da Informação para dispor a informação de forma compreensível, facilitando os sistemas de busca na recuperação de informação e facilitando os sujeitos na encontrabilidade da informação. Sendo uma disciplina que compreende o projeto e estruturação de ambientes digitais, a Arquitetura da Informação pode auxiliar no acesso e uso da informação científica pelo sujeito num Repositório Institucional. Objetiva analisar Repositórios Institucionais em nível de funcionamento, políticas, funcionalidades e gestão com enfoque nas dimensões contexto, conteúdo e usuário da Arquitetura da Informação. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa que se configura conforme seis dimensões: dimensão epistemológica, dimensão política, dimensão teórica, dimensão técnica, dimensão ética e dimensão morfológica. Utiliza como técnicas a pesquisa documental, a análise de conteúdo e um questionário destinado aos gestores de Repositórios Institucionais de instituições distintas. Pretende traçar diretrizes para criar um instrumento de avaliação para os Repositórios Institucionais pensando nos princípios da Arquitetura da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB, com pesquisa em Arquitetura da Informação. Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), com pesquisa em Inclusão digital. Graduado em Biblioteconomia pela UFRN, com pesquisa em Encontrabilidade da Informação. Graduando em Arquivologia pela UFPB. Membro dos Grupos de Pesquisa (DGP/CNPq): Renovatio - Estudos sobre Disrupção, Interação e Aspectos Jurídicos da Informação e Alaye - laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento