Acessibilidade web móvel para usuários cegos em repositórios institucionais: Diretrizes com base nos princípios da arquitetura da informação

Autores

Palavras-chave:

usuários cegos, acessibilidade web móvel, arquitetura da informação, repositórios institucionais

Resumo

Investigações científicas têm evidenciado que usuários cegos têm se deparado com uma série de barreiras ao tentarem interagir com Repositórios Institucionais, bem como com os dispositivos móveis. Na presente pesquisa em andamento, considera-se que a Arquitetura da Informação se caracteriza enquanto área que pode contribuir no sentido de propor medidas que busquem reverter este quadro, na perspectiva de que a área supracitada pode refletir sobre como se deve arquitetar ambientes científicos e móveis que estejam harmonizados às necessidades do sujeito cego. Assim sendo, esta pesquisa objetiva analisar como os princípios da Arquitetura da Informação poderiam ser utilizados para o desenvolvimento de Repositórios Institucionais inclusivos às pessoas cegas quando estas se inserem em contextos interativos móveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, sendo descritiva e exploratória quanto aos seus objetivos e, em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como pesquisa de campo. O referencial teórico está dividido em dois eixos temáticos. O primeiro discorre acerca de reflexões teóricas sobre acessibilidade web no contexto dos dispositivos móveis, enquanto o segundo reflete sobre conceitos e características da Arquitetura da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Cadmiel Amaral da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Administração (UFPB).

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB).

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento