Muito além do que se ver: representação imagética das xilogravuras de Nena Borges

Autores

Palavras-chave:

representação temática, representação imagética, Xilogravura, Nena Borges

Resumo

Esta pesquisa buscará estudar o processo de representação da xilogravura como arte na Ciência da Informação, através da análise imagética das xilogravuras de Nena Borges, a mais antiga Xilogravadora em atividade no Estado de Pernambuco. Diante disso, propõe-se como objetivo geral analisar as temáticas das xilogravuras de Nena Borges, fundamentada na metodologia iconográfica de Panofsky. Para tanto, o arcabouço teórico se fundamentará no âmbito da Representação temática e imagética da informação. Quanto ao percurso metodológico, este estudo configura os seus objetivos como uma pesquisa descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza aplicada e, no que se refere aos procedimentos, enquadra-se como uma pesquisa documental. Como instrumento de coleta de dados, será utilizada à análise documental do catálogo de xilogravuras produzidas pela artista e disponíveis em formato online, bem como uma entrevista (não estruturada) para compreender, em suas obras, o processo de representação do protagonismo feminino da artista dentro de um universo xilográfico predominantemente masculinizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Biblioteconomia e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento