Acesso à informação pública

ampliando as possibilidades de controle social e participação popular a partir do observatório de dados de orçamentos participativos da Paraíba

Autores

Palavras-chave:

Observatório de dados, Orçamento Participativo, Acesso à informação

Resumo

A participação dos cidadãos no processo de escolha da destinação orçamentária municipal e no acompanhamento dos gastos públicos é de significativa importância, não apenas por exigir maior transparência por parte dos gestores públicos, mas também, por fortalecer o exercício da cidadania. Nesse escopo, programas como os Orçamentos Participativos (OP) objetivam garantir uma maior aproximação entre cidadãos e governos municipais, de modo que as próprias comunidades possam estabelecer as políticas públicas que consideram prioritárias para o investimento público, além de acompanhar a execução das ações. Para tanto, o acesso à informação pública é primordial, garantindo aos cidadãos o conhecimento sobre todas as ações adotadas no âmbito dos Orçamentos Participativos. Nesse contexto, os gestores públicos têm utilizado cada vez mais os ambientes digitais informacionais como espaço para a disseminação de informações, por meio dos websites e perfis em redes sociais oficiais dos órgãos públicos na internet. Todavia, nem sempre esses espaços informacionais digitais são planejados de modo que a informação seja plenamente acessível aos cidadãos, o que acaba por dificultar a efetiva participação destes sujeitos em todo o processo que compreende a execução de programas como o OP. Nesse cenário, esta pesquisa visa dar continuidade às ações iniciadas em 2022, por meio da criação do Observatório de dados de orçamentos participativos da cidade de João Pessoa/PB. Como continuidade das ações de pesquisa do projeto, pretende-se ampliar esta rede, adicionando outros três municípios paraibanos, que também implantaram o orçamento participativo, a saber: Jacaraú, Pedro Régis e Sapé. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral criar um observatório de dados sobre Orçamentos Participativos no estado da Paraíba. De modo mais específico, pretende-se: a) apresentar os documentos e legislações que permitam conhecer o histórico dos orçamentos participativos das cidades de Jacaraú, Pedro Régis e Sapé; b) mapear informações sobre os ciclos dos Orçamentos Participativos em cada município investigado; c) apresentar os indicadores de participação popular, por cada região orçamentária dos quatro municípios; d) construir um espaço de interação e troca de experiências com outras iniciativas de observatórios de dados de participação popular. Espera-se, a partir da construção deste observatório de dados, contribuir para a disseminação de conhecimentos existentes no âmbito da democracia participativa local, bem como tornar as informações sobre o OP facilmente acessíveis a todos os cidadãos, viabilizando uma maior transparência na gestão pública e ampliando as possiblidades de controle social e participação popular na gestão dos recursos municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Professora da Universidade Federal da Paraíba (DCSA/UFPB). Graduada e Mestre em Administração pela UFPB.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Pesquisas em andamento