Métricas alternativas dos repositórios institucionais brasileiros: análise da produção científica na web social

Autores

Palavras-chave:

Altmetria, Métricas alternativas, Repositórios Institucionais, Web social

Resumo

As métricas alternativas permitem analisar menções de itens dos Repositórios Institucionais em fontes da web social, proporcionando uma visão sobre o compartilhamento on-line de suas coleções. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os dados altmetricos dos RIs mantidos por instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Este estudo é de natureza descritiva e emprega uma abordagem quali-quantitativa para examinar indicadores desses sistemas de informação mantidos por universidades federais brasileiras, utilizando dados coletados através do Altmetric Explorer. Dos 55 Repositórios Institucionais mapeados, observou-se que apenas cinco possuem registros altmétricos (UFPR, UFRGS, UFT, UFRJ e UFMG), com um total de 3.321 menções feitas entre 2008 a 2023 em uma ou mais fontes da web social. Há um destaque ao Twitter como principal fonte de menção (73%) e de perfis institucionais entre os que mais divulgam itens dos repositórios analisados. Os dados do Altmetric.com podem ser utilizados institucionalmente para divulgar o Repositório Institucional, mapear a produção acadêmica e aumentar a visibilidade dos materiais nas redes sociais, entre outras análises.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação (2015) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (2012). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Editor do periódico científico Ciência da Informação em Revista. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Áreas de interesse: Estudos métricos da informação na web; Cibermetria; Altmetria; Mediação da informação em ambientes digitais; Internet e Política; Regime de informação em contextos digitais.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

Santos, R. V., & Araújo, R. F. de. (2024). Métricas alternativas dos repositórios institucionais brasileiros: análise da produção científica na web social . Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(1), 049–058. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61907

Edição

Seção

Pesquisas em andamento