Ciência da Informação no Ciberespaço

Autores

  • Bruno Henrique Alves Universidade Federal Fluminense
  • Francisco Carlos Paletta Universidade de São Paulo
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Sergio de Castro Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Epistemologia – Ciência da Informação. Metodologia – Ciência da Informação. Comunicação científica. Pesquisa-ação. Ação participativa.

Resumo

A proposta busca reunir teoria e prática da Ciência da Informação mediante o compartilhamento de aulas, palestras, cursos de curta duração e workshops promovidos pelos participantes e abertos a pesquisadores e profissionais em formação da área, com transmissão ao vivo pela Internet. Desenvolver pesquisas tem sido relevante e imprescindível para o crescimento de todo e qualquer campo científico. Para o campo da Ciência da Informação não é diferente, mas precisamos desenvolver pesquisas aliando teoria e prática, e isso é possível com a metodologia da pesquisa-ação, que oportuniza soluções e modelos intervencionistas para resolução dos problemas. As pesquisas devem ser desenvolvidas com propósito claramente definido, pois geram dados confiáveis e que podem ser utilizados para a resolução de problemas coletivos ou sociais, dentro e fora das organizações. Esta é a nossa proposta e este é o nosso desejo: reunir teoria e prática que nos aproxime, cada vez mais, dos usuários da informação científica e tecnológica na sociedade, mediante uma ação participativa que integre experiências e conhecimentos, no campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Alves, Universidade Federal Fluminense

Docente do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia/Documentação. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Marília.

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid. Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Informação e Cultura. Orientador no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Londrina. 

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professor Titular do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba

 doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidad de Murcia - Espanha. Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Curso de Administração - Campus IV) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba.

Sergio de Castro Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da informação. Professor e Coordenador do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Edição

Seção

Pesquisas em andamento