Dados governamentais abertos na Ciência da Informação: abordagens sobre representação e recuperação

Autores

Palavras-chave:

Dados abertos, dados governamentais abertos, representação da informação, recuperação de informação, Ciência da Informação

Resumo

Introdução: imerso aos avanços tecnológicos da sociedade atual os dados abertos advindos da administração pública, também denominados dados abertos do governo ou dados governamentais abertos (DGA) contribuem com a crescente quantidade de dados disponíveis, atribuindo preocupações em relação à gestão, disponibilização e acesso a esses dados, questões que podem ser discutidas no âmbito da Ciência da Informação (CI). Objetivo: investigar como os DGA estão sendo abordados em trabalhos da CI, principalmente em relação a sua representação e recuperação. Metodologia: a pesquisa caracteriza-se como básica em relação a sua natureza; exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos e bibliográfica em relação aos procedimentos. O estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura em artigos de periódicos e trabalhos de evento nacionais e internacionais e a segunda uma revisão integrativa de literatura, com um recorte em teses e dissertações nacionais, realizadas entre agosto de 2023 e janeiro de 2024. Resultados: na primeira etapa do trabalho realizou-se um mapeamento das abordagens predominantes para representação e recuperação dos DGA no cenário nacional e internacional e na segunda etapa obteve-se um panorama dos modelos, métricas e frameworks desenvolvidos para tratamento ou avaliação dos DGA no contexto nacional. Considerações finais: observou-se que existe um consenso nos trabalhos analisados sobre as dificuldades geradas pela falta de padronização e a heterogeneidade dos DGA e um baixo quantitativo de estudos na área de representação e recuperação dos DGA, com poucos trabalhos acadêmicos no contexto nacional que se destinem ao tratamento dos DGA na CI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Bibliotecária da Faculdade de Educação da UFMG. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017).

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG, Mestre e Bacharel em Sistemas de Informação. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software. Experiência e interesse de pesquisa na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Acesso, Uso e Reúso de Dados Abertos, Governança de dados.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Oliveira, D. T. de, & Nascimento Silva, P. (2024). Dados governamentais abertos na Ciência da Informação: abordagens sobre representação e recuperação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(3), 027–036. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62176

Edição

Seção

Pesquisas em andamento