Dados abertos conectados a partir de catálogos online de bibliotecas: estudo preliminar

Autores

Palavras-chave:

Dados Abertos, Catálogos automarizados, Metadados, semantic web

Resumo

Esse estudo em andamento tem como objetivo mapear os desafios, de caráter tecnológico e sistêmico, encontrados no processo de implementação de práticas de dados abertos conectados em bibliotecas para a disponibilização de seus catálogos na Web. O estudo é desenvolvido na forma de pesquisa aplicada e exploratória, a partir da utilização de levantamento bibliográfico e documental. A técnica adotada é a Análise de Conteúdo de Bardin, compreendendo as fases de elaboração de fichamentos para avaliação inicial dos textos, criação de categorias para análise, agrupamento nas respectivas categorias criadas, seguida pela análise e interpretação dos dados. Tem por expectativa alcançar resultados que identifiquem os desafios e as potencialidades dos registros bibliográficos para uso em formato de dados abertos e os benefícios proporcionados pela conexão desses dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Professora associada do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG). Professora Visitante da Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (FACULTAD DE HUMANIDADES, DEPARTAMENTO DECOMUNICACIÓN Y DOCUMENTACIÓN). Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Fui coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC/UFMG) no período de 2019 a 2023, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, PPGGOC da UFMG. Sou coordenadora do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação - RECRI/UFMG. Meus interesses de pesquisa estão inseridos no projeto Estudos de Organização e representação da informação que perpassam por investigações relacionadas às questões de organização das informações e vocabulários controlados em contextos diversos que contribuem para melhorar a recuperação da informação do ponto de vista teórico e de pesquisas aplicadas. Neste espectro podem ser inseridos os processos, as metodologias, os padrões que permitem por meio dos vocabulários controlados integrar, recursos de informação para fazer a integração e a gestão de dados. Da mesma forma, os sistemas de organização do conhecimento que possibilitam a organização da informação para a representação da informação os produtos de informação resultantes da aplicação de tais processos. Destacam-se neste projeto os estudos: os sistemas de classificação, as taxonomias, a interoperabilidade semântica entre vocabulários, o modelo de dados semântico, os repositórios digitais, a indexação e o Modelo de representação de conteúdo de imagens, a indexação de imagens e o uso de vocabulário controlado no reconhecimento de imagens, os fundamentos teóricos das linguagens de indexação e dos sistemas de organização do conhecimento, Integração de recursos de informação a recuperação da informação, Metodologias de avaliação temáticas de tesauros, Compatibilização semântica da linguagem jurídica e outros aspectos teóricos que envolvem a organização do conhecimento e da informação.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

de Jesus, V. M., & da Consolação Dias, C. (2024). Dados abertos conectados a partir de catálogos online de bibliotecas: estudo preliminar. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(3), 078–088. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62281

Edição

Seção

Pesquisas em andamento