Modelo de Maturidade para avaliação da gestão do acervo acadêmico digital: desenvolvimento e resultados parciais

Autores

Palavras-chave:

instituições de ensino superior, gestão de documentos, acervo acadêmico digital, modelo de maturidade

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento das duas primeiras etapas e parte da terceira etapa da metodologia utilizada para criar um modelo de maturidade destinado à avaliação da gestão do acervo acadêmico digital em instituições de ensino superior no Brasil. Utilizando a abordagem da Design Science Research, as etapas iniciais se concentram na identificação do problema, análise de modelos de maturidade existentes e na estruturação do modelo de maturidade a ser proposto. Os resultados parciais indicam avanços na formulação de níveis de maturidade, método e métricas de avaliação, assim como dimensões e critérios para avaliar a gestão do acervo acadêmico digital nas instituições de ensino superior do país. Como conclusão, são traçadas expectativas para o desenvolvimento completo do modelo, que visa melhorar a conformidade, segurança e eficiência na gestão do acervo acadêmico digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sânderson Lopes Dorneles, UEPB

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE, Arquivista pela UFSM, e atualmente é professor do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e Arquivista do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Renato Fernandes Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, estando vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indexação automática, categorização de texto, mineração de texto e recuperação de informação.

Daniel Flores, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFAL em Maceió - Alagoas e do Curso de Biblioteconomia EAD da UFF, Classe E - Professor Titular. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFAL Ged/A Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA). É representante Nacional do Brasil no Grupo de Especialistas - GE RIBEAU - Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística Universitaria / ALA - Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA). É Bacharel em Arquivologia pela UFSM, Especialista em Organização de Arquivos pela USP, Mestre em Engenharia da Produção - Tecnologia da Informação pela UFSM, Doutor em Documentação pela USAL/Espanha - revalidado pela UFRJ como Doutor em Ciência da Informação no Brasil e pós-doutorado na USAL/Fundação Carolina em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Consultor e Assessor em Projetos de Transformação Digital Arquivística.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Dorneles, S. L., Fernandes Corrêa, R., & Flores, D. (2024). Modelo de Maturidade para avaliação da gestão do acervo acadêmico digital: desenvolvimento e resultados parciais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(4), 036–044. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62710

Edição

Seção

Pesquisas em andamento