Os objetos multimídia como dispositivo de inclusão na sociedade da aprendizagem: uma questão de pesquisa
Palavras-chave:
Sociedade da aprendizagem, Inclusao social, Ensino Superior, Objetos multimidiaResumo
Analisa a importância dos objetos multimídia como dispositivos de inclusão da comunidade acadêmica na sociedade da aprendizagem, à luz de uma revisão crítica e teórico-conceitual da informação para educação. Problematiza o fato de que, apesar de demandar recursos didático-pedagógicos sofisticados para dinamizar o ensino, a pesquisa e a extensão, grande parte das IES brasileiras ainda não utiliza adequadamente as tecnologias de informação e comunicação. Destaca o caso da Universidade Federal da Paraíba, onde os recentes investimentos, convênios e projetos não foram suficientes ainda para alterar o quadro de poucos cursos que incluem, em suas atividades curriculares e extracurriculares, a exploração de recursos computacionais. Apresenta e discute resultados parciais de uma pesquisa realizada desde 2005 na UFPB, fundamentada na metodologia de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas, comparando o Projeto Político-Pedagógico dos cursos, os ambientes de aprendizagem e o discurso dos ensinantes, aprendentes e técnicos acerca dos objetos multimídia. Conclui que a falta de infra-estrutura adequada constitui um sério obstáculo à inclusão de objetos multimídia na formação dos aprendentes, contribuindo fortemente para a exclusão desses futuros profissionais da sociedade da aprendizagem. Acesso ao texto completo (PDF)Downloads
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Publicado
2007-07-08
Como Citar
Aquino, M. de A., Costa, A. R. F. da, Bezerra, L. T. S., & Silva, H. C. L. (2007). Os objetos multimídia como dispositivo de inclusão na sociedade da aprendizagem: uma questão de pesquisa. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 2(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/8022
Edição
Seção
Resumos de artigos científicos