A cultura dos cordéis: mapeamento temático e territorial no Brasil

Autores

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Nair Yumiko Kobashi Professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.

Resumo

Pesquisa sobre mapeamento temático do território da Literatura de Cordel no Brasil, visando propor a expansão da classe de Literatura Popular em Classificações Bibliográficas Gerais. A semiótica greimasiana constitui o referencial teórico da pesquisa, sobretudo para observar, no processo de discursivização, os investimentos semânticos de tematização e figurativização presentes nos discursos dos folhetos de cordel. As teorias da classificação bibliográfica complementam o referencial teórico, que embasará a proposta de criação de novas classes a serem integradas aos instrumentos de classificação bibliográfica. Os temas tratados na literatura de cordel serão analisados a partir de um corpus de folhetos de cordel de poetas populares identificados em cada uma das regiões do território brasileiro. As Classes Temáticas propostas por Albuquerque (2011) serão o ponto de partida para a análise do corpus. Os resultados da análise temática da Literatura de Cordel serão representados graficamente através de mapas conceituais.

Biografia do Autor

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba
    Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB.

Downloads

Publicado

2015-05-11

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

A cultura dos cordéis: mapeamento temático e territorial no Brasil. (2015). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(1). https://pbcib.com/pbcib/article/view/24034