Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Autores

  • Francisca Ramalho
  • Hanna Hamad
  • Ítalo José Bastos Guimarães

Resumo

O processo de busca de informação relaciona-se com as necessidades do indivíduo e o modo como ele procura a informação necessária a suprir sua lacuna cognitiva, apreendendo informação e transformando-a em conhecimento, envolvendo habilidades intelectuais como a decodificação e interpretação, possibilitando estabelecer uma relação entre o conhecimento existente e o proveniente de novas informações. Analisar do comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado com dez usuários deficientes visuais. O modelo de comportamento de busca da informação desenvolvido por David Ellis norteou a realização da pesquisa. Os apontamentos demonstram que as principais necessidades de busca de informação estão associadas às atividades acadêmicas, como seminários, provas e elaboração de artigos. No processo de busca, os discentes usam a internet como principal fonte de informação. A adequação dainformação com a necessidade do usuário é realizada através da busca por fontes seguras, confiança nos amigos, filtragem das informações relevantes, disseminação da informação por várias pessoas e consolidação da informação. As maiores dificuldades encontradas são a falta de acessibilidade em sites na internet e a ausência de materiais disponíveis em braille. É necessário adotar medidas corretivas, preventivas e assistivas, pela Universidade, para suprir as lacunas informacionais e adequação as reais necessidades dos deficientes visuais.

Palavras-chave: Necessidade de informação. Busca de informação. Uso da informação. Deficientes visuais.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20359/18995

Biografia do Autor

  • Francisca Ramalho
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professora do Departamento de Ciência da informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Hanna Hamad
    Mestranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Ítalo José Bastos Guimarães
    Mestrando em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). https://pbcib.com/pbcib/article/view/31782