Gestão de dados de pesquisa: um panorama da atuação da União Europeia

Autores

  • Márcia Teixeira Cavalcanti
  • Luana Farias Sales Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Se, na década passada, as discussões que se iniciaram pelos anos de 1970 ainda ocupavam o espaço acadêmico sobre qual o posicionamento que a comunidade científica seguiria em relação aos meios e modos de divulgação de sua produção, mais um elemento surge para aumentar o debate: a necessidade de compartilhamento dos dados da pesquisa. Cada vez mais os dados de pesquisa passam a ter um papel significativo dentro do cenário científico mundial. A proposta deste trabalho é realizar um mapeamento dos repositórios de dados de pesquisa existentes nos países membros da União Europeia, inclusive realizando um levantamento que quantifique o número de repositórios de dados existentes nestes países. Foi acessado o link de cada país relacionado, disponível no documento do Openaire intitulado “Overview of Open Access in the EU member states”, fazendo uma revisão sistemática sobre a existência e a quantidade de repositório de dados de pesquisa e como descrevem seu funcionamento. Como resultado, o artigo apresenta uma sistematização do panorama atual da gestão de dados de pesquisa e dos repositórios existentes e um panorama geral das políticas implementadas e em desenvolvimento na UE.

Palavras-chave: dados de pesquisa; acesso aberto; curadoria digital; gestão de dadosLink: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5789


Biografia do Autor

  • Márcia Teixeira Cavalcanti
    Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2014); Mestrado em Ciência da Informação, pelo IBICT/UFRJ (2002); Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1991); Graduação em Letras Português/Literatura, pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/UNESA (2006). II. Temas de Pesquisa: Atuação na área de Ciência da Informação, Ciências Sociais, com ênfase nos temas: memória, patrimônio, centros de documentação, ética na ciência, gestão do conhecimento. III. Participação em grupos de pesquisa do CNPq: Estudos em Epistemologia, Ética e Política de Informação/UFF (pesquisador); Informação, Memória e Sociedade/IBICT (pesquisador); Desenvolvimento de métodos e técnicas para preservação do conhecimento gerado pelas pesquisas do IEN (pesquisador)
  • Luana Farias Sales, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é Analista em C&T da CNEN, atuando como Bibliotecária-Chefe do Instituto de Engenharia Nuclear e líder da área Temática Gestão do Conhecimento Nuclear. Atua ainda como professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização do Conhecimento, Representação e Recuperação de Informações, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomias, Ontologias, Vocabulários Controlados, Tesauros, Terminologia e Software de Tesauro. Possui interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação e Gestão do Conhecimento e desenvolve pesquisas especificamente nas temáticas de e-Science, curadoria digital de dados de pesquisa, biblioteca digital, metadados, repositórios institucionais, repositórios de dados, Sistemas CRIS e objetos digitais.

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Gestão de dados de pesquisa: um panorama da atuação da União Europeia. (2017). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(2). https://pbcib.com/pbcib/article/view/36571