Perspectivas para o uso da pesquisa observacional em biblioteca universitária: um estudo na coleção de periódicos

Autores

  • José Aparecido Augusto Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-7893-1129
  • Ariadne Chloe Mary Furnival Universidade Federal de São Carlos
  • Eliane Colepicolo Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Analisa o uso da coleção de periódicos impressos numa biblioteca universitária, por meio de pesquisa observacional estruturada, sistemática e não participante e também do levantamento de dados estatísticos de uso, no período compreendido entre os anos de 2012 a 2015, junto à Biblioteca. Enquadra-se, academicamente, na grande área de “usos da informação e acervos”, com inspiração na contribuição intelectual de Lancaster e de outros autores no campo de estudos de usuários. A partir dos dados obtidos, espera-se contribuir para um possível estabelecimento de uma política para readequação do espaço atualmente utilizado por este acervo de periódicos, visando colaborar com a comunidade acadêmica para estar em sintonia com as linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos na Universidade.

Palavras-chave: Estudo de usuários. Usos da informação e acervos. Periódicos impressos: estudo de caso.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647275/pdf

Biografia do Autor

  • José Aparecido Augusto, Universidade Federal de São Carlos
    Graduação em andamento em Biblioteconomia. 
    Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
  • Ariadne Chloe Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987), mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science & Technology (1993), mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o de Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Assumiu o cargo de Open Access Officer (Europe) no Centre for Research Communications,University of Nottingham, em 2010. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas. É professora credenciada no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), e no programa de pós-graduação multidisciplinar, Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPG-CTS), ambos da UFSCar. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Pública da C&T, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, Usuários da Informação e Competências Informacionais, Comunicação Científica, Acesso Aberto. É Coordenadora do Grupo de Trabalho para a implantação do Repositório Institucional da UFSCar.

     
  • Eliane Colepicolo, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Psicologia pela UFSCar, Mestre em Informática em Saúde pela UNIFESP e graduada em Ciência da Informação UFSCar. É pesquisadora interdisciplinar especialista em Bibliometria e Cientometria para avaliação de Áreas do Conhecimento e Campos de Pesquisa. Desde 2016 é Diretora da Biblioteca Comunitária da UFSCar Campus São Carlos (BCo). De 2008 a 2016, foi Chefe da Seção de Acesso a Bases de Dados da BCo. Tem experiência em Ciência da Informação e Computação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Planejamento estratégico; Gestão de Serviços de Informação; Gestão de Sistemas de Informação; Gestão de Projetos e Processos; Estudos de usos e usuários da informação; Elaboração de documentos normativos, manuais de procedimentos, relatórios; Gestão de informação Online; Gestão de Acervos e Coleções; Serviço de Referência e Informação; Treinamento e Capacitação de usuários; Avaliação de produtos e serviços de informação; Marketing e Disseminação de Informação; Tratamento da Informação; Organização do Conhecimento; Desenvolvimento de Sistemas de Representação Temática da Informação; Desenvolvimento e manutenção de tesauros e cabeçalhos de assunto; Gestão do Conhecimento; Administração e Programação de Banco de Dados Relacionais; Análise de CRM (Client Relationship Management).
  • Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Ciência da Informação (Linha de pesquisa Informação e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Desde 2015, é docente Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPCGI/UFSCar e na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI/UFSCar. É líder do grupo de pesquisa "Dados e Metadados" e colabora com os grupos de pesquisa "Organização e Representação da Informação e do Conhecimento de Recursos Imagéticos" e "Novas Tecnologias em Informação". Atualmente, exerce a função de Coordenadora da Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT). Tem experiência em metadados, catalogação e descrição arquivística e museológica, modelagem conceitual (FRBR, FRAD e FRSAD) e audiovisuais. Seus temas preferencias são: dados e metadados, Linked Data, Web Semântica, Modelo conceitual, Curadoria digital, Patrimônio cultural, Imagem e Audiovisual.

     

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Perspectivas para o uso da pesquisa observacional em biblioteca universitária: um estudo na coleção de periódicos. (2018). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). https://pbcib.com/pbcib/article/view/39975