Filosofia e discurso na ciência da informação: tessitura de encontros

Autores

  • Solange Puntel Mostafa USP
  • Igor Soares Amorim UFSC
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa USP

Resumo

Aborda o conceito filosófico de rizoma na teorização de Gilles Deleuze e Félix Guattari para desfazer mal entendidos na literatura recente de Ciência da Informação. Explana a dinâmica de criação conceitual na Filosofia e na Ciência, entendendo-as como movimentos entre o virtual e o atual. Em seguida aborda o deslizamento de planos entre Filosofia, Arte e Ciência para ser possível compreender a absorção do conceito filosófico de rizoma pela Ciência da Informação. Apresenta a organização e fluxo da informação pensados inicialmente com a noção de árvore caminhando mais recentemente para a noção de rizoma ou rede. Por fim aproxima as teorizações da filosofia da diferença e da análise de discurso da escola francesa para iluminar ainda mais os mal entendidos sobre a transposição conceitual na Ciência da Informação.

Palavras-chave: Rizoma. Ciência da Informação. Rede. Filosofia. Discurso.

link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1489/1667

Biografia do Autor

  • Solange Puntel Mostafa, USP
    Professora Livre-Docente do curso de graduação em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Igor Soares Amorim, UFSC
    Professor do departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa, USP
    Professora Livre-Docente do curso de graduação em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

Filosofia e discurso na ciência da informação: tessitura de encontros. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://pbcib.com/pbcib/article/view/29884