A redefinição da biblioteca no século xxi: de ambientes informacionais a espaços de convivência

Autores

Resumo

As constantes transformações ocorridas ao longo dos tempos representam fatores interferentes no posicionamento e na estruturação das bibliotecas, de modo que essas instituições redefinem constantemente seus produtos e serviços oferecidos à sociedade. A trajetória histórica da biblioteca demonstra que ela é uma unidade adaptativa, adquirindo novas características a partir das tendências e exigências dos usuários e das inovações tecnológicas. Assim, este artigo objetiva demonstrar o novo cenário que se idealiza para a biblioteca do futuro, na percepção da literatura e de bibliotecários. Para tanto, o estudo apresenta a evolução da biblioteca ao longo dos anos; expõe os serviços e produtos oferecidos com base nas novas tecnologias; discorre acerca das atividades culturais e entretenimento realizadas nos espaços informacionais; e, por fim, reflete a opinião de bibliotecários quanto às atividades culturais/sociais realizadas nas bibliotecas. Através de pesquisa bibliográfica e estudo aplicado a bibliotecários, os resultados confirmaram que, no presente, a biblioteca extrapolou sua função meramente informacional, exercendo também funções sociais. Presume-se que no futuro, a biblioteca ampliará suas funções deixando de ser um ambiente meramente informacional para transformar-se em espaços de convivência.

PAalavras-chave: Bibliotecas híbridas. Evolução tecnológica. Função informacional – Bibliotecas. Função social - Bibliotecas.

Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8641701/pdf

Biografia do Autor

  • Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Departamento de Biblioteconomia da UFES. Vitória, Espírito Santo - Brasil.  

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A redefinição da biblioteca no século xxi: de ambientes informacionais a espaços de convivência. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). https://pbcib.com/pbcib/article/view/31318