A biblioteca pública, entre a teoria e a prática

Autores

  • Frederico Borges Machado
  • Emir Jose Suaiden

Resumo

O presente trabalho discute sobre o distanciamento entre a teoria e prática das bibliotecas públicas. Faz um panorama sobre o desenvolvimento da biblioteca pública brasileira em comparação com as diretrizes e orientações teóricas, confrontando com a realidade do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada por meio de revisão bibliográfica e de entrevistas com especialistas, gestores de bibliotecas e bibliotecários do Distrito Federal. Conclui que foi desenvolvido um modelo de bibliotecas públicas fundado em expectativas sociais do senso comum e que por meio de políticas públicas com ampla participação de especialistas e bibliotecários e com a utilização de novos indicadores pode-se mudar o atual quadro dessas bibliotecas. 

Palavras-chave: Bibliotecas públicas. Biblioteconomia. 

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/viewFile/4909/3557

Biografia do Autor

  • Frederico Borges Machado
    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília
  • Emir Jose Suaiden

    Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília; Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri.

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos

Como Citar

A biblioteca pública, entre a teoria e a prática. (2016). Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). https://pbcib.com/pbcib/article/view/31441